CINECLUBE - UniAmérica

O cineclube UniAmérica é uma iniciativa do curso de Pedagogia que se desenvolveu como uma atividade interna com as práticas voltada apenas para acadêmicos do curso. Em sua criação, objetivava explorar a linguagem cinematográfica e suas potencialidades de aprendizagem por meio de discussões semanais, tendo como objeto de estudo uma produção cinematográfica por encontro. Neste período, foram analisados aspectos técnicos e interpretativos das obras, bem como, a recepção delas pelo público, sendo possível compreender o impacto das questões introduzidas pelas produções cinematográficas na sociedade. Assim, tornou-se um importante espaço de discussão de temas transversais que, por vezes, extrapolam os componentes curriculares do curso, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem por pares por meio de outras linguagens, que não, a acadêmica. Neste sentido e tendo em vista o potencial das obras fílmicas em introduzir temas sociais complexos, colocando o público em uma situação que promovem a reflexão, o curso de Pedagogia intenta expandir as discussões para a comunidade. Tendo em vista que Centro Universitário União das Américas - UniAmérica promove semanalmente o Espaço Aberto voltado para a construção de um local que integre a instituição de ensino e a comunidade, propõem-se que o Cineclube UniAmérica faça parte da programação do Espaço Aberto. Serão realizadas sessões de debates 1 vez ao mês, com obras temáticas que estão articuladas com temas pertinentes ao contexto/mês. Para as discussões haverão dois convidados pertencentes a comunidade e que tenham expertise sobre a temática de cada mês, atuando assim como debatedores e explorando os temas a fundo elevando a reflexão pré-existente em cada película. Além disto, o projeto objetiva dialogar com a Lei 13.006/14 que tornou obrigatória a exibição de produções audiovisuais nacionais na educação básica, contribuindo para a inclusão do audiovisual como ferramenta educacional. Frisa-se por último, que devido a restrições existentes pela pandemia da COVID-19 não serão exibidos os filmes, bem como as discussões ocorrerão virtualmente, no formato live, com objetivo puramente pedagógico.
Realização: 24/07/2020 19:00 até 18/12/2020 21:00
Inscrições de 22/06/2020 10:00 até 23/07/2020 18:00
Esta é a programação para este evento.

O cineclube UniAmérica é uma iniciativa do curso de Pedagogia que se desenvolveu como uma atividade interna com as práticas voltada apenas para acadêmicos do curso. Em sua criação, objetivava explorar a linguagem cinematográfica e suas potencialidades de aprendizagem por meio de discussões semanais, tendo como objeto de estudo uma produção cinematográfica por encontro. Neste período, foram analisados aspectos técnicos e interpretativos das obras, bem como, a recepção delas pelo público, sendo possível compreender o impacto das questões introduzidas pelas produções cinematográficas na sociedade. Assim, tornou-se um importante espaço de discussão de temas transversais que, por vezes, extrapolam os componentes curriculares do curso, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem por pares por meio de outras linguagens, que não, a acadêmica. Neste sentido e tendo em vista o potencial das obras fílmicas em introduzir temas sociais complexos, colocando o público em uma situação que promovem a reflexão, o curso de Pedagogia intenta expandir as discussões para a comunidade. Tendo em vista que Centro Universitário União das Américas UniAmérica promove semanalmente o Espaço Aberto voltado para a construção de um local que integre a instituição de ensino e a comunidade, propõem-se que o Cineclube UniAmérica faça parte da programação do Espaço Aberto. Serão realizadas sessões de debates 1 vez ao mês, com obras temáticas que estão articuladas com temas pertinentes ao contexto/mês. Para as discussões haverão dois convidados pertencentes a comunidade e que tenham expertise sobre a temática de cada mês, atuando assim como debatedores e explorando os temas a fundo elevando a reflexão pré-existente em cada película. Além disto, o projeto objetiva dialogar com a Lei 13.006/14 que tornou obrigatória a exibição de produções audiovisuais nacionais na educação básica, contribuindo para a inclusão do audiovisual como ferramenta educacional. Frisa-se por último, que devido a restrições existentes pela pandemia da COVID-19 não serão exibidos os filmes, bem como as discussões ocorrerão virtualmente, no formato live, com objetivo puramente pedagógico.
Palestrante: Daniela Andressa Minuceli de Paiva
Tipo: Curso Extensão
Horário: 24/07/2020 19:00 à 18/12/2020 21:00
Local: ONLINE
Vagas Restantes: 145
Custo da Atividade: 0,00

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com o Setor de Eventos através do telefone: (45) 2105-9010 ou por e-mail: eventos.foz@descomplica.com.br.

Obrigado!