Projeto Florescer - Jornada de Justiça Restaurativa e Regenerativa

A Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu é uma Unidade de Progressão, sendo que neste modelo de estabelecimento prisional, as presas que estão em cumprimento de pena em regime fechado estão prestes a progredir de regime de cumprimento de pena. Este momento de transição é extremamente importante na vida das pessoas privativas de liberdade, momento este inclusive propício para ressignificação de valores e condutas adotadas. No Sistema Tradicional de Justiça não há aplicações com esta finalidade. Dessa forma, surge a Justiça Restaurativa, por meio da realização dos Círculos de Construção de Paz, que propiciam um espaço de diálogos em que valores podem ser ressignificados a partir do compartilhamento das histórias de vidas, o trabalho com valores, além das demais possibilidade que o Círculo em si proporciona. Dessa forma, surge a demanda pelo desenvolvimento de projeto de extensão para que os acadêmicos venham integrar e promover a aplicação de Justiça Restaurativa neste espaço. Portanto, este projeto consistirá na parceria e trabalho conjunto com a Unidade Prisional, Vara de Execuções Penais, Conselho da Comunidade na Execução Penal e o CEJUSC Uniamérica e CEJUSC do TJPR. Para a realização das atividades do projeto propõem-se a modalidade híbrida, presencial e com acesso remoto. Sendo presencial para as mulheres privadas de liberdade (observadas as questões sanitárias em decorrência do COVID-19) com transmissão online para os acadêmicos que participarão via acesso remoto. A duração da Jornada Florescer é de 16 horas, podendo ser realizada em cinco encontros. Participará de cada jornada de 05 (cinco) encontros entre 14 (quatorze) a 16 (dezesseis) presas e entre 04(quatro) ou 05 (cinco) alunos. A metodologia utilizada na Jornada consiste além do processo circular, em processos dialógicos e de contação de histórias, em vivências e exposição de conteúdo. A Jornada Florescer possibilita para as pessoas privadas de liberdade um espaço para o desenvolvimento da inteligência social e emocional, por meio de uma jornada de autoconhecimento, na qual é possível também identificar a rede social pessoal, qualificando-a, a partir da identificação das relações de apoio e afeto, o que contribui imensamente para o planejamento da saída do sistema prisional, fase essa que pode ser denominada como "construção do projeto de vida e redes de apoio".
Realização: 15/03/2022 19:00 até 31/08/2022 22:00
Inscrições de 09/03/2022 15:00 até 27/07/2022 18:00
Esta é a programação para este evento.

Palestrante: Carla Giselle Duenha de Souza
Tipo: Palestra
Horário: 15/03/2022 19:00 à 31/08/2022 22:00
Local: Sala 402 UniAmérica
Vagas Restantes: 69
Custo da Atividade: 0,00

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com o Setor de Eventos através do telefone: (45) 2105-9010 ou por e-mail: eventos.foz@descomplica.com.br.

Obrigado!